Por iniciativa da deputada Talíria Petrone, a bancada do PSOL na Câmara protocolou denúncia contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por abuso de autoridade na desocupação das mais de 30 famílias moradoras da ocupação próxima ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília. O documento também é assinado pelas deputadas federais Natália Bonavides e Erika Kokay (PT) e pelo deputado distrital Fábio Fellix (PSOL).
Para a líder do PSOL, Talíria Petrone (RJ), houve abuso de poder por parte do governador do Distrito Federal frente à remoção violenta da ocupação do CCBB:
“Retirar famílias de suas casas em pleno pico da pandemia é uma crueldade absurda contra a vida dessas pessoas. Estamos num momento em que não há vagas em UTIs nos hospitais para tratar a Covid, e a prioridade de Ibaneis Rocha, é desabrigar mais de 30 pessoas, destruir uma escolinha e tratorar várias moradias. Isso é parte da política genocida em curso no país. Queremos que a Procuradoria Geral da República investigue imediatamente Ibaneis por abuso de autoridade”, enfatizou a deputada.
“Ao tempo desta representação, chega a informação de que todas as famílias forma removidas do local sem que lhes tenha sido ofertada opção de moradia digna pelo tempo necessário para a estabilização financeira, todas as residências do local e a escola comunitária foram completamente destruídas, foram utilizadas técnicas violentas pelos agentes encarregados da desocupação e quatro pessoas foram presas. Tudo isso durante o pior momento da pior crise de saúde vivida pela sociedade brasileira. Trata-se de uma ação ilegal, imoral e desumana, em meio a uma epidemia que já ceifou a vida de mais de 320 mil brasileiros”, destaca um trecho da denúncia.