“Foram lindos os desfiles das escolas de samba de Niterói, no fim de semana. Deu para dar uma descansada da agenda lotada e encontrar companheiros de luta na diversão que é o Carnaval.
Na sexta, a chuva veio forte, mas logo deu uma trégua para a folia. Encontrei o querido Felype Pinel, que me guiou em um tour de responsa na concentração da queridíssima Combinado do Amor. Ainda encontrei a Mayara Gomes.
Ivan do Candongueiro e Professora Rose Cipriano foram a companhia de sábado. E teve até a Benny Briolly como Rainha de Bateria da Souza Soares, a escola que fez homenagem a Òsún, a deusa africana da fertilidade.
A Sabiá, mais uma escola que orgulha Niterói, fez um desfile maravilhoso, exaltando a força das mulheres negras: “Heroína, quilombolo, feiticeira, nobres guerreiras na força da fé”, diz um dos trechos do samba.
Que a gente possa ter políticas públicas que, de fato, potencializem a magia do Carnaval. Imaginem Niterói com um barracão digno, com uma cidade do samba, com subvenção em valor suficiente e em tempo hábil para fazer essa festa ainda mais bonita. Vamos que vamos! Parabéns a cada sambista, a cada trabalhadora e trabalhador que fizeram esse Carnaval acontecer!”
Talíria Petrone