Brasil de Fato publica artigo sobre extremos climáticos da deputada Talíria Petrone

O site Brasil de Fato publicou no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) um artigo da deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) sobre extremos climáticos no Brasil.

Leia abaixo um trecho da publicação.

Não há Planeta B

Fechar os olhos à questão climática é fechar os olhos aos impactados com os extremos climáticos

tragédia no Rio Grande do Sul é um drama sem precedentes. Dos 497 municípios gaúchos, 85% foram afetados pelos temporais. Milhares de pessoas perderam suas memórias, seus entes queridos, seus vínculos com seus territórios, seus bens, seus animais de estimação. São 172 mortos e 42 desaparecidos até o momento. Mas esse desastre na história brasileira não será o último. No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, não podemos tratar esse evento climático extremo como  episódio circunstancial. Há décadas a ciência anuncia o colapso em curso. 

Sou coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Clima da Frente Parlamentar Ambientalista e a tragédia no RS evidencia que é necessário “casar” o debate econômico com o climático, e o debate de justiça climática com o de justiça racial. Para isso, o Grupo dos Vinte (G20) – que reúne os países com as maiores economias do mundo e é o principal fórum de cooperação econômica internacional – precisa ter coragem de levantar esses grandes temas.

Neste ano, o G20 acontecerá no Brasil, nos dias 18 e 19 de novembro. Em maio, apresentei na Câmara o requerimento “O Parlamento Brasileiro e as Agendas Ambientais no G20”. Em seguida, junto com a Frente Parlamentar Mista Ambientalista e membros da sociedade civil, apresentamos um documento com medidas para avançar no pacote de legislações fundamentais de combate às mudanças climáticas.

Confira a íntegra do artigo neste link.

junho 7, 2024