Deputada Talíria participa da apresentação do Relatório-Diagnóstico da Educação

Na última segunda-feira (29), a deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) participou da apresentação do Relatório-Diagnóstico da Rede Municipal de Educação na Câmara Municipal. Realizado pelo vereador Professor Tulio, o documento avalia as condições estruturais de 94 unidades escolares da cidade e aponta 160 indicações legislativas.

“Tenho orgulho do nosso mandato e do Professor Tulio. Esse material é um diagnóstico duro. São mais de 3 mil crianças sem vagas nas escolas. E isso também nega o direito das mães a viverem, a trabalharem e a levarem o sustento para suas casas”, afirma Talíria.

O relatório teve início em 5 de janeiro de 2021. E, hoje, entre os principais problemas existentes estão infiltrações; mofo; falta de pintura e reformas em banheiros e quadras; e adequação da rede elétrica interna.

“A ideia era fazer uma avaliação estrutural de cada escola. Mas fizemos também um processo de escuta com profissionais da educação e com a comunidade escolar. Cada visita gerou uma ou mais de uma indicação legislativa. E as 160 indicações geraram o conteúdo do nosso relatório”, diz o vereador.

A apresentação teve contribuições relevantes de mães, profissionais da educação, estudantes e parlamentares. O relatório será atualizado com as sugestões recebidas e está disponível para qualquer um que queira ler e contribuir. Para a deputada Talíria, educação é direito básico e o governo municipal, que tem um orçamento de quase R$ 7 bilhões, tem a obrigação de cuidar das crianças e dos adolescentes.

“Sou mãe de dois e não posso imaginar como seria exercer o meu trabalho como parlamentar sem rede de apoio e escola. Não é razoável que a cidade, com um dos maiores PIBs do país, tenha uma das menores redes municipais do Brasil”.

Foto: Isis Brazil

maio 2, 2024