Jornal do Brasil divulga pesquisa sobre eleições em Niterói que apontam 2º turno

Pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta sexta (27), aponta três candidatos na disputa pelo 2º turno em Niterói: Rodrigo Neves (PDT), Carlos Jordy (PL) e Talíria Petrone (PSOL). O pedetista aparece com 44,7% das intenções de votos, seguido pelo bolsonarista com 29%, pela psolista com 17,2% e por Bruno Lessa (Podemos) com 4,4%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

De acordo com o levantamento inédito e espontâneo, Jordy não ganha em nenhum cenário, ou seja, se ele disputar o segundo turno com o ex-prefeito ou com a deputada federal, o candidato do PL não tem chances de governar a cidade, além de ter o maior índice de rejeição da população.

“Penso que não há necessidade de pânico, pois, se Jordy chegar ao segundo turno, perderá a eleição, pois o campo progressista todo votaria em Rodrigo. É válido que os apoiadores de Talíria critiquem a tese do voto útil aqui em Niterói, uma cidade que tem tido um histórico de vitórias de prefeitos do campo progressista”, afirma o cientista político Marcus Ianoni, doutor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para os niteroienses, o segundo turno preferido entre os eleitores é entre Rodrigo Neves e Talíria Petrone, que são os dois campos progressistas do município. A parlamentar tem a menor rejeição e mais espaço para crescer nas eleições.

Leia a matéria na íntegra aqui.

setembro 28, 2024