Talíria Petrone assume seu segundo mandato de deputada federal, em posse virtual garantida em lei

A deputada federal Talíria Petrone assumiu oficialmente, nesta quarta-feira (01/02), mais um mandato pelo PSOL-RJ – remotamente, respaldada por um Projeto de Resolução de sua autoria, que permite que mulheres em licença maternidade tomem posse virtualmente. Reeleita com quase 200 mil votos, Talíria foi a terceira deputada mais votada no estado e a mulher negra mais votada para a Câmara Federal em toda a história do Rio.

Esse momento retratado nesta foto é histórico, pois é a primeira vez que uma parlamentar toma posse em licença-maternidade, exercendo seu direito de forma legítima.

Confira, abaixo, seu relato ao assumir seu segundo mandato de deputada federal.

“Com meu bebê de 22 dias no colo, no meio das dores e alegrias do puerpério, com leite escorrendo nos peitos, assumo a tarefa – que me foi dada por quase 200 mil pessoas – de representar o povo do Rio de Janeiro. Esse mandato é nosso. De cada mãe que está no corre pra sustentar suas crianças, sobrecarregada e exausta. De cada mãe preta que luta pela justiça de um filho morto pelo estado. De cada pessoa LGBTQIA+ que luta pra existir e ser feliz. De cada criança – como Moana Mayalú e Kaluanã Sol – que têm direito a alegria agora e a um futuro. De cada mãe atípica e de cada pessoa com deficiência – com as quais nos comprometemos a ter uma escuta mais atenta.

Nosso mandato é nosso. De cada favelada. De cada pessoa pobre. De cada mulher vítima de violência. De cada preto e preta nesse país carregado de racismo. De cada gestante que sofreu violência obstétrica ao parir. Nosso mandato é de cada indígena, de cada população tradicional, de cada lutador pela terra, pelas águas, pelas florestas, pelo planeta. De cada defensora de direitos humanos e de cada defensora das liberdades democráticas.

Aqui, cheia de leite nos peitos, noites sem dormir, assumo mais uma vez esse compromisso coletivo. Agora, num tempo melhor. Num Brasil novo que, escrevo isso emocionada, estamos já erguendo dos escombros. Um Brasil que tem Sonia Guajajara e Anielle Franco ministras. Um Brasil que tá voltando a sonhar. Obrigada pela confiança, Rio de Janeiro! Já já minha licença acaba e estarei com meu corpo, minha voz e minhas crianças lá em Brasília, dando meu melhor pra tantas lutas e sonhos coletivos. Até breve”.

fevereiro 1, 2023