Talíria Petrone e Paulo Eduardo Gomes visitam o Hospital Municipal Carlos Tortelly

A deputada federal Talíria Petrone e o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL/RJ), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Niterói, visitaram, no dia 25, o Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima. Há dois meses, a unidade passou a ser gerida por uma organização social de saúde (OS) e há relatos de redução de exames, como endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia.

“Nosso mandato direcionou uma emenda de R$ 3,5 milhões para compra de equipamentos do hospital. Com a entrada da OS, tem possibilidade de redução de atendimento e de ofertas de exames. É nítido que falta leito. É muita demanda e um grande problema da cidade”, afirma Talíria.

Entre os equipamentos adquiridos com os recursos da emenda, estão aparelhos como laringoscópio, aspirador de secreções móvel, ultrassonografia portátil, monitor de CTI, entre outros. Mesmo assim, o antigo CPN não tem prontuário eletrônico e o sistema de regulação da cidade é precário.

“Um sistema de regulação eficiente e digitalizado pode diminuir a espera por consultas e zerar a fila. Uma cidade rica como Niterói tem que ter saúde para todo mundo”, diz a deputada.

abril 26, 2024