Talíria Petrone e Silvio Almeida participam do lançamento do Plano Ruas Visíveis

A deputada Talíria Petrone (PSOL/RJ) participou do lançamento do Plano Ruas Visíveis no Rio de Janeiro, a primeira cidade brasileira a implementar a política pública, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, na última terça-feira (30), no Museu de Arte do Rio (MAR). O evento teve a presença do ministro Silvo Almeira e de outros parlamentares.

“É papel dos governos cuidar das pessoas nas diferentes esferas. Por isso, a importância de haver 11 ministérios envolvidos no plano. Me honra muito ter feito parte desse momento histórico. Acho que políticas como o PAR (Ponto de Apoio na Rua) é emergencial e devem se somar às políticas estruturantes. Mas também há uma necessidade do ‘aqui e agora’. Quem está na rua tem sede agora. Tem que comer agora, lavar roupa agora, tomar banho agora”, afirma Talíria.

Cerca de 20 mil pessoas devem ser beneficiadas com a política pública voltada para a população em situação de rua. Lançado nacionalmente em dezembro de 2023, o plano contempla sete eixos com medidas para assistência social e segurança a alimentar; saúde; enfrentamento a violência institucional; cidadania, educação e cultura; habitação; trabalho e renda; e produção de dados sobre a população em situação de rua.

“As pessoas estão nas ruas por muitos motivos. Algumas tiveram rompimento familiar e não tem para onde ir. Outras não têm casa. Outras têm casa, mas é muito cara a passagem e não dá para voltar para casa depois do trabalho. Outras fazem uso problemático de álcool e outras drogas. Outras têm algum sofrimento psíquico. Para cada situação, é uma política pública específica. E, por isso, não dá para colocar na ‘caixinha’ da assistência, na ‘caixinha’ da saúde mental a questão das pessoas em situação de rua”, diz a deputada.  

Foto: Joy Dornelles

maio 2, 2024