Uma noite para festejar. Niterói é oficialmente sede das duas maiores instituições LGBTQIA+ do país.
Na noite de ontem (09) a deputada federal e candidata à prefeitura de Niterói Talíria Petrone esteve presente no evento de posse de duas grandes associações da cidade, a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos). Defensora entusiasta das causas LGBTQIA+, Talíria fez questão de acompanhar de perto esse momento importante para a sociedade e para os presidentes das associações, Bruna Benevides e Victor De Wolf, respectivamente.
“Meu compromisso é ser aliada dessas causas porque vivemos tempos muito duros e foi nossa força conjunta que nos permitiu fazer essa travessia. Ainda temos tarefas imensas para derrotar o fascismo, o atraso, o ódio, para avançar com os direitos de todas as pessoas LGBTQIA+. Então eu estou com eles”, afirmou a candidata.
A ANTRA é uma Rede Nacional que iniciou suas atividades em 1993, quando se instituiu o primeiro grupo organizado de travestis na cidade do Rio de Janeiro, com a missão de mobilizar travestis e transexuais das cinco regiões do país para a construção de um quadro político nacional que representasse esse segmento na busca de cidadania e igualdade de direitos.
“Niterói é uma cidade em que o bolsonarismo não ganhou nas últimas eleições, então isso quer dizer que temos campo para uma pauta progressista e teremos muito mais para contribuir daqui pra frente nessa nova gestão. E a Talíria como prefeita pode certamente seguir como uma grande aliada que tem se demonstrado e potencializar ainda mais o trabalho em prol dos direitos humanos e de grupos como a comunidade LGBTQIA+, que lutam por cidadania”, declarou Bruna Benevides.
Já a ABGLT é a maior rede de entidades que promovem a cidadania e os Direitos Humanos dessa população na América Latina e conta hoje com mais de 300 entidades LGBT e congêneres afiliadas em todos os estados do país.
“Talíria é uma pessoa super comprometida, sempre foi aliada desde a câmara de vereadores e agora no Congresso Nacional. Na prefeitura de Niterói será mais importante ainda”, disse Victor De Wolf.
Para Petrone, ter Niterói como sede das duas maiores e mais importantes instituições LGBTQIA+ do país é incrível.
“Poder acompanhar toda essa reestruturação que tem o intuito de fortalecer e traçar os novos rumos da luta LGBTQIA+ nacional é incrível. Nosso mandato em Brasília sempre foi aliado, como todos sabem, e segue sendo para enterrarmos de vez a tragédia que foi o bolsonarismo e juntos fazermos avançar em todos os direitos daqueles que são vulnerabilizados. Vida longa a essa nova gestão e contem com nosso mandato e nossa força não só na cidade, mas em todo Brasil”, concluiu Talíria.
Projeto de Lei
Talíria, em 2019, apresentou o projeto de lei nº 2777/2019, que estabelece a necessidade de coleta, processamento de dados e formação de estatísticas sobre a população LGBT nos serviços de saúde, assistência social e segurança pública. A proposta prevê, também, a notificação compulsória, com caráter sigiloso, dos casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros atendidos nas redes de saúde pública e privada.
Ainda pelo projeto, nos registros de ocorrência e inquéritos policiais devem ser informadas a orientação sexual, a identidade de gênero da vítima e se há suspeita de motivação LGBTfóbica.