Assine a petição pela aprovação do PL Mães Cientistas

MOVIMENTO PELA APROVAÇÃO DO PL DAS MÃES CIENTISTAS

O PL 1741/2022 prevê a prorrogação do prazo de defesa de dissertações de mestrado e tese de doutorado de mães em virtude de parto, obtenção de guarda judicial para fins de adoção ou licença adoção.

Em 2021, as mulheres eram 54% dos estudantes de pós-graduação stricto sensu, mas ainda ocupam menos da metade dos cargos de docência nas universidades. Essa distância se explica, em parte, pela dificuldade das mulheres em conciliar estudos e cuidado materno.

Em pesquisa realizada com 9.970 alunos de pós-graduação durante a pandemia, 31% das pós-graduandas se declararam mães. A escrita de artigos científicos e defesas de conclusão de cursos das mulheres mães despencou na pandemia.

O PL das Mães Cientistas está em fase final para deliberação e queremos convocar você a participar de um movimento pela sua aprovação. Conseguimos aprovar que a proposta tramitasse em regime de urgência. A relatora do PL é a deputada Tábata Amaral (PSB-SP).

Agora precisamos de você. Assine a petição coletiva e vamos aprovar o PL das Mães Cientistas que terá enorme impacto na vida de tantas mulheres pesquisadoras.