Marcando o início do Outubro Rosa, em suas diversas atividades de campanha, a candidata à Prefeitura de Niterói Talíria Petrone (PSOL) tem feito questão de reforçar não só o apoio às ações de combate ao câncer de mama, mas a tudo que envolve a saúde da mulher.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Hoje, alcançando diversos países, o mesmo tem como objetivo mostrar os avanços no tratamento da doença e conscientizar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce.
“A gestão municipal tem que ter o compromisso de sustentar o Pacto pela Saúde na defesa do SUS e da vida de todas as pessoas, garantindo uma gestão pública dos seus principais eixos, como a saúde da mulher. O número de óbitos em decorrência do câncer de mama e o número de óbitos por neoplasia maligna no colo do útero vem crescendo nos últimos anos. Em 2019, eram 30 óbitos por neoplasia maligna da mama a cada 100 mil mulheres. Já em 2023, subiu para 39. O número de óbitos por câncer de colo do útero triplicou nos últimos anos, passando de três a cada 100 mil mulheres em 2019, para nove a cada 100 mil em 2023, o que demonstra que a saúde da mulher tem sido sim negligenciada em Niterói”, disse a candidata.
Leia a matéria na íntegra aqui.